Rio de Janeiro, 18 de abril de 2014   -   Página Inicial | Ajuda  
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Respostas às dúvidas frequentes
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seta2Consulta ao D.O.seta2Publicação de matérias no D.O.
seta2Assinatura do D.O.seta2Envio eletrônico de matérias
seta2Perguntas geraisseta2Atendimento ao cliente

Contato: 0800-2844675  |  email3Enviar mensagem

seta.gifConsulta ao D.O.
seta Como adquirir uma cópia do Diário Oficial?

A Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza na Internet as 30 últimas edições do Diário Oficial através do site http://www.io.rj.gov.br.

Para consultar as edições que não estão disponibilizadas em nosso site, é necessário dirigir-se pessoalmente à Biblioteca da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro como a data de publicação do jornal desejado. Para maiores informações ligue para (21) 2717-7521 ou (21) 2717-2783.

Localização: Rua Marquês de Olinda, 29 - Centro - Niterói - RJ.
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seta Não estou conseguindo acessar a edição eletrônica do D.O. Como devo proceder?

Você pode acessar as edições eletrônicas do D.O. na seção "LEIA AS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO D.O.", localizada na página inicial do nosso site. Para isto, selecione a parte do D.O. e, na página que se abrirá, a data desejada.
Para ler o D.O. Digital é necessário ter instalado, em seu computador, o leitor de PDFs Adobe Reader.

Clique aqui para fazer o download da versão mais recente do Adobe Reader.
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seta Os arquivos em formato PDF, atualmente no site, podem ser fornecidos em outro formato, como, por exemplo, HTM ou DOC?

Infelizmente não será possível atender a esta reivindicação, pois o nosso sistema está configurado somente para o formato PDF.

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seta.gifPublicação de matérias no D.O.
seta Minha matéria não foi publicada. Como devo proceder?
  1. Acesse o site http://www.io.rj.gov.br e informe o seu usuário e senha.

  2. Após a sua identificação, clique em "Consultar matérias".

  3. Na tela de consulta, informe o Id da matéria e clique em "Enviar".

  4. Na tela de informações do ofício, verifique se a data de publicação está correta. Se não estiver, clique no link "Alterar data" ao lado da data de publicação, para corrigir a data do ofício.

  5. Verifique se a situação do ofício é uma das listadas abaixo:

    • "Aguardando liberação": significa que o pagamento ainda não foi efetuado e/ou registrado no sistema. Entre em contato com uma das agências da IOERJ para efetuar o pagamento do ofício.

    • "Aguardando Fim da Transmissão": significa que a transmissão dos arquivos não foi concluída. Neste caso, deve ser feito um novo envio.

    • "Transmissão Encerrada": significa que o procedimento de envio não foi concluído. Clique no link "Concluir envio" para finalizar o processo de envio.

    • "Cancelado": significa que a publicação de todas as matérias do ofício foi cancelada por solicitação do cliente. Clique no ícone "i", ao lado da situação do ofício, para conferir as informações do cancelamento.

    • "Cancelado com reembolso": significa que a publicação de todas as matérias do ofício foi cancelada por solicitação do cliente, que terá direito a utilizar o crédito em uma nova matéria. Clique no ícone "i", ao lado da situação do ofício, para conferir as informações do cancelamento.

    • "Crédito aprovado" ou "Aguardando processamento": verifique a data/hora de envio do ofício. Se for posterior ao horário limite de envio, as matérias serão publicadas no dia útil seguinte à data de publicação.

    • "Finalizado": verifique o status da matéria.

      • "Devolvida": significa que a matéria não poderá ser publicada por estar em desconformidade com as normas de publicação no D.O. Clique no ícone "i", ao lado do status da matéria, para conferir o motivo exato da devolução.

      • "Sustada": significa que a sustação da matéria foi solicitada pelo cliente. Clique no ícone "i", ao lado do status da matéria, para conferir o motivo exato da sustação.

      • "Convertida": clique no link "Solicitar republicação", ao lado do status da matéria, para informar a omissão à Divisão de Editoração do Diário Oficial.
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seta Minha matéria foi publicada incorretamente. Como devo proceder?
  1. Acesse o site http://www.io.rj.gov.br e informe o seu usuário e senha.

  2. Após a sua identificação, clique em "Consultar matérias".

  3. Na tela de consulta, informe o Id da matéria e clique em "Enviar".

  4. Ao lado do status da matéria, clique em "Solicitar republicação".

  5. Na tela de Solicitação de republicação da matéria, informe o motivo da republicação e clique em "Enviar".
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seta Minha matéria foi publicada em local incorreto. Como devo proceder?
  1. Acesse o site http://www.io.rj.gov.br e informe o seu usuário e senha.

  2. Após a sua identificação, clique em "Consultar matérias".

  3. Na tela de consulta, informe o Id da matéria e clique em "Enviar".

  4. Na tela de informações do ofício, verifique se o local de publicação da matéria está correto.

    • Caso esteja correto, clique em "Solicitar republicação" ao lado do status da matéria.

    • Caso esteja incorreto, a sua matéria não poderá ser republicada.
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seta.gifAssinatura do D.O.
seta Como adquirir uma assinatura do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e qual o valor da mesma?

Para maiores informações, clique aqui ou entre em contato com nossa Seção de Assinaturas pelo telefone (21) 2717-4032.

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seta.gifEnvio eletrônico de matérias
seta Como devo proceder para publicar uma matéria no D.O.?

Para publicar uma matéria no D.O. você deve, primeiramente, estar cadastrado. Para maiores informações sobre cadastramento no Sistema de Envio de Documentos Oficiais (e-Dofs), clique aqui ou acesse o link "Cadastramento e-Dofs" na tela inicial do nosso site.
As matérias a serem publicadas no D.O. poderão ser transmitidas pela Internet ou entregues por meio de mídia magnética em uma das agências da IOERJ.

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seta Até que horas as matérias podem ser enviadas para publicação no D.O.?

As matérias a serem publicadas no D.O. deverão ser transmitidas eletronicamente ou, em caso de falha técnica, entregues por meio de mídia magnética em uma das agências da IOERJ, obedecendo aos seguintes horários:


  • PI: até às 12 (doze) horas do dia útil anterior ao previsto para sua efetiva publicação;

  • PIA: até às 21 (vinte e uma) horas do dia útil anterior ao previsto para sua efetiva publicação;

  • PIB: até às 21 (vinte e uma) horas do dia útil anterior ao previsto para sua efetiva publicação;

  • PI DPGE: até às 12 (doze) horas do dia útil anterior ao previsto para sua efetiva publicação;


  • PII: até às 21 (vinte e uma) horas do dia útil anterior ao previsto para sua efetiva publicação;

  • PIIIE: até às 17 (dezessete) horas do dia útil anterior ao previsto para sua efetiva publicação;

  • PIIIF:

    • TRE: até às 15 (quinze) horas do dia útil anterior ao previsto para a sua efetiva publicação;

    • TJ: até às 15 (quinze) horas com dois dias de antecedência para a sua efetiva publicação;

    • TRT: até às 15 (quinze) horas com dois dias de antecedência para a sua efetiva publicação;

  • PIV: até às 16 (dezesseis) horas do dia útil anterior ao previsto para sua efetiva publicação;

  • PV: até às 17 (dezessete) horas do dia útil anterior ao previsto para sua efetiva publicação;

Obs.: As matérias enviadas após os horários estabelecidos serão publicadas em dia posterior ao anteriormente definido.

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seta Como devo proceder para recuperar o "n.° do Ofício" ou o "ID da Matéria"?

Entre na opção "Consultar ofício" ou "Consultar Matéria" e clique em "Enviar". Aparecerão na tela somente as matérias enviadas pela pessoa que está efetuando a consulta, com exceção do Responsável, que enxerga todas as matérias enviadas pelo seu setor. Se houver necessidade de filtrar ainda mais a pesquisa, insira outras informações de que tenha conhecimento, como, por exemplo, a "data de envio" ou a "data de publicação" da matéria.

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seta.gifPerguntas gerais
seta Ao entrar na opção "ENVIAR MATÉRIAS", o Java não rodou, isto é, apareceu uma tela em branco com um "X" na parte superior esquerda ou a seguinte mensagem de erro: "JAVA.LANG.CLASSNOTFOPUNDEXCEPTION:BR.GOV.IOERJ.DOEAPPLET.DOEAPLET.CLASS". Como devo proceder para solucionar este problema?

Se estiver acessando o nosso site pela primeira vez, provavelmente sua máquina não tem o Java instalado (programa necessário para o envio de matérias). Providencie a instalação do mesmo.
Se este problema ocorreu com o Java já instalado na máquina, certamente o programa contém algum erro. Desinstale e instale-o novamente.

Clique aqui para fazer o download da versão mais recente do Java.
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seta Está aparecendo a seguinte mensagem quando envio a matéria: "ERRO ABRINDO CONEXÃO" (ou similares). Como devo proceder?

Informamos que pode estar ocorrendo algum dos seguintes problemas:

  • O certificado pode estar com a data de validade vencida. Se o certificado possuir mais de 1 (um) ano, solicite um novo.

  • O certificado pode estar corrompido (o certificado é destruído quando tentam abrí-lo ou quando outro certificado é criado). Solicite um novo certificado.

  • O certificado digital e sua senha não pertencem à mesma pessoa que está logada no site. Para efetuar o envio, o mesmo que está logado no site tem que ter permissão para usar o certificado.

  • A senha digitada não é do certificado em questão. Por favor, verifique se existe outro certificado na máquina que está sendo utilizada.

  • O certificado digital e a matéria não estão ao mesmo tempo na máquina no momento do envio. Ex.: Se o certificado digital e a matéria estiverem no mesmo tipo de mídia, por exemplo, um disquete, e se os dois não puderem estar ao mesmo tempo no computador, o envio não poderá ser realizado.

  • A sua conexão com a Internet pode estar com problemas. Contate o responsável pela Informática em sua empresa.

  • A porta 3001 pode estar fechada. Contate o responsável pela Informática em sua empresa.

  • Somente para órgãos do Poder Executivo: sugerimos que, se estiverem tendo problemas para efetuar a transmissão de documentos oficiais por meio de conexões da Infovia ou Proderj, utilizem a opção "Conexão Via Rede Governo" na página de autenticação do E-Dofs.
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seta Meu computador está travando quando visualizo a matéria. Como devo proceder?

  • A matéria pode conter erro(s) de formatação. Verifique se o documento está de acordo com o padrão de formatação estabelecido para o envio.

  • A matéria pode estar muito grande. Divida o documento para enviá-lo em partes menores.

  • Se, na matéria, existirem tabelas muito extensas, é aconselhável dividi-las em tabelas menores. Para isto, coloque o cursor do mouse na linha em que se deseja fazer a divisão da tabela, depois clique no menu "Tabela" -> "Dividir tabela".

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seta Quando visualizo a matéria, ocorre o seguinte erro: "A MATÉRIA NÃO ESTÁ EM ARIAL 7". Como devo proceder?

  • A matéria pode, realmente, não estar em Arial 7. Retire todos os espaços em branco que existirem no final do documento e verifique se os textos dentro das tabelas (se houver) estão formatados corretamente.

  • Podem existir textos ocultos que não estão na formatação correta e que são difíceis de serem encontrados. Para solucionar este problema, realize os seguintes procedimentos:
    • Abra o documento no Bloco de notas e cole-o em um novo documento do Word. Refaça toda formatação exigida e tente o envio novamente.

  • O Sistema de Envio de Documentos Oficiais (e-Dofs) ainda não se encontra preparado para aceitar matérias criadas no Word 2007 devido a novas alterações no padrão RTF definidas pela Microsoft. Pedimos sua compreensão, pois estamos trabalhando para a adequação do sistema a esse novo padrão. Se a matéria foi criada no Word 2007, esta pode ser enviada executando os seguintes procedimentos:
    • Abra o documento no Wordpad, clique no botão salvar e tente fazer o envio novamente.

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